Para entender um pouco o surgimento do personagem Zé Gotinha é preciso voltar um pouco no tempo. A primeira tentativa de controlar a poliomielite no Brasil aconteceu em 1971 com a instituição do Plano Nacional de Controle da Poliomielite, pelo Ministério da Saúde, em conseqüência de vários surtos da doença no país. No final de 1979 e início de 1980 ocorreu grave epidemia de poliomielite em Santa Catarina e no Paraná. A estratégia adotada para conter esse quadro, em curto espaço de tempo, foi a vacinação maciça de crianças, em todo o Brasil. Criou-se, então, os Dias Nacionais de Vacinação com o objetivo de vacinar todas as crianças na faixa etária de zero a cinco anos de idade em um só dia. Após os Dias Nacionais de Vacinação houve significativa redução do número de casos de poliomielite no país.

No campo da divulgação e comunicação, também aconteceram mudanças significativas. A principal ocorreu em 1986 com a criação do Zé Gotinha, personagem símbolo da campanha pela erradicação da Poliomielite no Brasil, pelo artista plástico Darlan Rosa. A marca proposta foi baseada em estudo fotográfico de 1887, de Eadweard Muybridge, que foi simplificado e transformado em desenho. A este foram acrescidas as duas gotas necessárias à vacinação.

A logomarca da campanha de vacinação contra a poliomielite, batizada de Zé Gontinha, foi escolhida a partir de um concurso, que contou com a participação de escolas públicas de todo o Brasil. Logo em seguida, o mascote foi utilizado em um comercial para o dia nordestino de vacinação, caracterizado como cangaceiro. O Zé Gotinha firmou-se como sinônimo de vacina, e como referencial para a população, em termos de métodos de prevenção, principalmente os referentes às doenças evitáveis por vacinação. Entretanto, até que houvesse aceitação de seu uso em nível nacional, decidiu-se que, inicialmente, a marca seria trabalhada para as vacinas do primeiro ano de vida.

Fonte: Mundo das Marcas (copy + paste)

Alessandro Temperini

Diretor de Criação, Blogueiro e Comerciante Virtual.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

 

  • http://mararubia.leal@terra.com.br rayane

    olá zé gotinha gostaria de te dar um abraço bem apertado !
    vc parece ser muito fofo
    meu nome é rayane tenho 9 aninhos
    xau ********
    bjsssss

  • Ana Claudia

    Não sei oque fazer para encontrar uma roupa bacana de zé gotinha, por favor necessito com URGÊNCIA.Sou enfermeira de uma UBS Auriflama – fone 17-34822022/ 17-34821988 ou email a/c enfermeira Ana Claudia Silva Coelho: saude@auriflama.sp.gov.br

  • Fábio Lima

    Poxa existe muitas campanhas feita em nosso pais que não sabemos. Mais gostei muito do site de vcs. Valeu

  • vic!

    oiii…

  • ……

    …………………………………………………………………………………………………………………………………………

  • Biiiia

    Zé Gotinha , sempre gostei de você :)

  • Biiiia

    Zé Gotinha me salvou sempre, gosto mt de você! ;}

  • ana carla

    sou enfermeiranda e gostaria de saber como faço pra comprar ou alugar uma fantasia do zé gotinha? moro em alagoas

  • Aline

    Olá! Sou de Campinas – SP e gostaria de saber onde posso conseguir uma fantasia de zé gotinha para uma campanha de vacinação que acontecerá aqui na região no dia 19 de setembro.
    Obrigada

  • Marcela

    Boa tarde! Sou gestora de saúde e gostaria de saber onde encontro a fantasia do Zé Gotinha para comprar. Sábado será o D da campanha da poliomielite.
    Dese já agradeço.
    Abraços, Marcela.