Em 1919, o espanhol Isaac Carasso começou a fabricar iogurte com leite fresco num pequeno galpão depois de ouvir falar dos benefícios do alimento. Batizou-o de Danone, as primeiras letras do nome do filho, Daniel, unidas à palavra inglesa one, pois o menino era o primogênito. Em 1923 o produto começou a ser comercializado em farmácias. O negócio prosperou pela Espanha e, em 1929, Daniel Carasso resolveu estabelecer a marca na França, montando uma fábrica em 1932. Daniel era judeu, e, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a exilar-se nos Estados Unidos, onde fundou a Dannon Milk Products Inc em 1942, vendendo iogurte na cidade de New York. Nesse período, as fábricas francesas e espanholas tinham ficado com pessoas de confiança e, quando Daniel voltou à França em 1945, reassumiu o controle da empresa.

Em 1947 revolucionaram o mercado ao introduzir o iogurte de morango em garrafas nos Estados Unidos. Os iogurtes aromatizados, conhecidos como “Fruity”, foram lançados no mercado em 1953, mesma época em que a empresa adotou o slogan “Danone, the desert of happy digestions”. Em 1958 a empresa construiu sua segunda fábrica na cidade de Paris. Nesse mesmo ano a empresa, deu os primeiros passos para uma fusão, quando os iogurtes Danone eram acondicionados nos depósitos da empresa Gervais (produtora francesa de queijos). No começo da década de 60, a Danone e a Gervais iniciaram várias atividades em conjuntos, culminando com a fusão em 1967. A nova empresa chamada Gervais-Danone, começou a investir na diversificação de produtos criando vários departamentos. Em 1970 introduziu no mercado o cremoso Danette, uma sobremesa a base de chocolate. Foi nesse mesmo ano que a empresa desembarcou no Brasil, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas. Nesta década a empresa inaugurou várias fábricas pelo mundo, iniciando uma grande escalada rumo ao sucesso. Em 1972 ocorreu um dos lançamentos mais importantes da empresa, estreava no mercado o Petit Suisse (conhecido no Brasil como Danoninho).

Em 1973 a empresa se uniu a BSN, uma empresa de engarrafamento. A nova empresa se chamou BSN Gervais Danone, que passou a se chamar Groupe Danone em 1994. Em 1981, a empresa vendeu seus negócios de engarrafamento, dedicando-se exclusivamente ao setor alimentício. No ano de 1986 entrou no mercado de biscoitos e bolachas ao adquirir a General Biscuit, que era proprietária da marca LU, fundada em 1846 pela família Lefevre-Utile. Em 1988 foi lançado o Dannon Light no Estados Unidos e a linha BIO com Bifidus Activo, iogurtes que ajudavam a regenerar a flora intestinal e contribuíam para uma melhor digestão. A linha ACTIMEL foi introduzida em 1995 revolucionando o mercado de produtos saudáveis. Continha um fermento lácteo que ajudava a reforçar e defender o organismo de forma natural. Atualmente esta linha de produto é vendida em mais de 20 países com enorme sucesso.

A Danone no Brasil
Em 1970 a Danone chegou ao Brasil através de uma parceria com a Laticínios Poços de Caldas. Inovadora, a marca francesa lançou aqui um produto inédito e muito saboroso: o iogurte com polpa de frutas. O ingresso do iogurte no mercado revolucionou os hábitos de consumo dos brasileiros e teve sucesso imediato. Apenas nove meses após o lançamento, a produção de iogurtes aumentou de 6 mil para 24 mil potes por hora. Em 1973, o queijo petit suisse Danoninho, para o público infantil, foi introduzido no mercado. O produto ficou extremamente conhecido depois da campanha publicitária com o slogan “Danoninho vale por um bifinho…”, que se tornou uma das mais conhecidas na história da publicidade brasileira.

A marca Danette foi lançada em 1979, a primeira sobremesa láctea cremosa do Brasil. Em 1989 chegou ao mercado a marca Corpus, com o conceito de iogurte de baixa caloria. A empresa francesa ingressou no mercado de biscoitos em 1994, através de uma associação com a Cia. Campineira de Alimentos, responsável pelos biscoitos Triunfo que foi incorporada definitivamente em 1997. Em 1998, passou a comercializar biscoitos com as marcas Danone, Danyt’s e Break’Up. Dois anos depois, adquiriu a Aymoré e se consolidou como uma das maiores empresas de biscoitos do Brasil. No ano de 2000, a Danone adquiriu a Paulista e ampliou sua linha de produtos lácteos frescos. Esta aquisição fez com que a empresa consolidasse a sua posição no mercado de produtos lácteos frescos. A união das empresas faz da marca a maior em produtos lácteos frescos do Brasil, um importante passo na expansão de seus negócios no mercado brasileiro. Em 2001, a marca LU chegou ao Brasil com forte conceito nutricional, sinônimo de saúde e nutrição em todo o mundo.

O Valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca Danone está avaliada em US$ 4.48 bilhões, ocupando a posição de número 63 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

Curiosidades
• O grupo francês Danone é líder mundial de produtos lácteos frescos, biscoitos doces e água mineral.
• Presente em mais de 120 países, o grupo conta com 100.560 mil colaboradores, e é o terceiro maior grupo alimentício da Europa e o sétimo maior fabricante de alimentos do mundo – o primeiro em países como a França, Espanha e Itália.
• A Danone é uma das raras marcas mundiais que tem dois nomes: Danone para a língua latina e francesa, e Dannon na língua inglesa.
• A empresa possui 35% do mercado norte-americano.
• No mundo a empresa vende mais de 6 milhões de copos de iogurtes, com mais de 100 variedades de sabores, por dia.

Fonte: Mundo das Marcas

Alessandro Temperini

Diretor de Criação, Blogueiro e Comerciante Virtual.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

 

  • jane

    Por favor tenho muita urgência em saber sobre esse assunto, tenho um trabalho para fazer e ainda não consegui ter nenhuma noção sobre esse assunto, se puderem me responder ainda hj ficaria muito grata.Gostaria de saber como é a avaliação modelo da Gestão adotada pelo Danone e ao seu desenvolvimento de atividades descentralizadas, e seus aspectos negativos e positivos.
    obrigada

  • marli

    Por favor tenho muita urgência em saber sobre esse assunto, tenho um trabalho para fazer e ainda não consegui ter nenhuma noção sobre esse assunto, se puderem me responder ainda hj ficaria muito grata.Gostaria de saber como é a avaliação modelo da Gestão adotada pelo Danone e ao seu desenvolvimento de atividades descentralizadas, e seus aspectos negativos e positivos.
    obrigada

  • marli

    BOA NOITE ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE RH ,PODEM ME AJUDAR .PRECISO SABER COMO E A GESTÃO ADOTADA PELA DANONE REFERENTE AO DESENVOLVIMENTO DESCENTRALIZADAS?
    COMO A AREA DE RH DA EMPRESA PRETENDE MANTER A GESTÃO IMPLANTADA?
    QUE CONSIDERAÇÕES VOCÊ FARIA QUANTO AO ENVOLVIMENTO DA AREA DE RH NO PROCESSO DE CASCATEAR OS OBJETIVOS ESTRATEGICOS DA EMPRESA E DECOMO PREMIAR PROJETOS RELACIONADOS AOS QUATRO GENES DO DNA

  • Adileno de Fátima Lima Sousa

    Bom dia, estou fazendo um trabalho escolar sobre a ACTIVIA DA DANONE, e quero saber se é possível esclarecer-me uma dúvida, ficaria muito grado se o fizessem, e se fosse hoje. queria saber porque é que a embalagem de iogurte líquido de 180g tem aquele formato e porque que é feito de plástico com “alumínio” na tampa? obrigado.

    • Diego Puma

       acredito que tem esse formato por questão de marketing,e o aluminio na tampa imagino que seja pela higiene e tb pq eh um material resistente.

      • Didylima1

        muito obrigado pela resposta.

  • Andresa Pires

    Gostaria de saber , quais as missões, visões e valores da empresa relacionadas ao setor de Rh.

  • Tamires

    a danone ta muito é esperta! dinuiram a quantidade de danone agora sem vem mais é copo!
    deveriam diminuir no preço também seus espertalhões vcs pensam que nos consumidores somos bobos e não percebemos as coisas!

  • Lallalala Berimbau

    come danone antes de transa. huuum 
    kkkk